Política

MINISTRA DO STM COGITA PERDA DE PATENTE DE OFICIAIS ACUSADOS DE GOLPE

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A ministra Maria Elizabeth Rocha, futura presidente do Superior Tribunal Militar (STM), afirmou que os oficiais das Forças Armadas denunciados por tentativa de golpe de Estado podem perder suas patentes caso sejam condenados. A declaração reforça a possibilidade de punições mais severas para os militares envolvidos nos atos antidemocráticos.

Segundo a ministra, embora o crime de golpe de Estado seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), se houver a caracterização de crime militar, os acusados poderão responder também na Justiça Militar. Caso a pena aplicada seja superior a dois anos, o Ministério Público Militar poderá apresentar uma representação de indignidade para o oficialato. Nesse caso, o STM terá a competência exclusiva para decidir sobre a perda de posto e patente dos oficiais condenados.

A perda de patente está prevista na Constituição Federal para oficiais condenados a penas privativas de liberdade superiores a dois anos. O STM já aplicou essa penalidade em outros casos, como nos de militares envolvidos em crimes de corrupção e estelionato.

A ministra também enfatizou a importância de distinguir as condutas individuais dos militares das ações institucionais das Forças Armadas. Segundo ela, a punição dos envolvidos é essencial para preservar a credibilidade das instituições militares.

Maria Elizabeth Rocha assumirá a presidência do STM em março de 2025 e já manifestou sua intenção de tornar a Justiça Militar mais transparente e aberta à sociedade. Ela defende maior controle civil sobre os militares e a inclusão de conteúdos sobre democracia na formação militar e civil.

A possível perda de patente para oficiais envolvidos na tentativa de golpe reforça a necessidade de responsabilização e o compromisso com a democracia no Brasil.

ENTREVISTA COMPLETA COM A MINISTRA STM.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo