Política

BOLSONARISMO EM FOCO:  Ex AGU Confirma que Bolsonaro Consultou Possibilidade de Reverter Resultado das Eleições de 2022

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (29), o ex-advogado-geral da União, Bruno Bianco, confirmou que foi procurado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro após as eleições de 2022. Segundo Bianco, Bolsonaro, acompanhado pelos comandantes das Forças Armadas e pelo então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, questionou-o sobre a possibilidade jurídica de anular o resultado que garantiu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.

Bruno Bianco declarou que respondeu de forma negativa, esclarecendo que o processo eleitoral foi conduzido com transparência e que não existia nenhuma irregularidade passível de contestação. Embora não tenha absoluta certeza, o ex-AGU acredita que os comandantes das três Forças Armadas estavam presentes na referida reunião.

O depoimento foi prestado por Bianco na condição de testemunha do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que responde a uma ação penal relacionada à tentativa de golpe de Estado. A reunião mencionada teria ocorrido logo após o segundo turno, quando Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro obteve 49,1%.

Após o anúncio do resultado, começaram manifestações com bloqueios de rodovias realizados por caminhoneiros, que evoluíram para acampamentos em frente a quartéis. No dia 8 de janeiro de 2023, manifestantes partiram do QG do Exército em Brasília e invadiram, promovendo depredação, os edifícios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

Além de Bianco, também prestaram depoimento Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia, e Wagner Rosário, ex-ministro da Controladoria-Geral da União. Ambos negaram que, nas reuniões do governo, tenha havido discussões sobre uma ruptura institucional.

A defesa de Anderson Torres também havia convocado Paulo Guedes, Célio Faria e Adler Anaximandro, mas acabou desistindo de ouvi-los.

Fonte JC

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo