Política

STF INQUÉRITO GOLPE : Alexandre Moraes Veta Depoimento de Filhos de Bolsonaro Como Testemunhas

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (1º) vetar os depoimentos de dois filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro como testemunhas na ação penal relacionada à chamada “trama golpista”.

Na semana passada, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) foram arrolados como testemunhas de defesa de Filipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência e um dos réus do chamado núcleo 2 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Contudo, Moraes alegou conflito de interesse e conexão direta com os processos investigativos em curso. Segundo a decisão, Eduardo Bolsonaro é investigado no STF por articulações com membros do governo dos Estados Unidos para pressionar autoridades contra a Corte brasileira. Já Carlos Bolsonaro foi formalmente indiciado no inquérito sobre o caso da “Abin Paralela”, esquema de espionagem ilegal montado dentro da Agência Brasileira de Inteligência.

> “Todas as investigações são conexas. Ambos, também, são filhos de um dos investigados [Jair Bolsonaro], em ação penal conexa, portanto, não podem ser ouvidos como testemunhas”, escreveu o ministro.



A decisão reforça a postura do STF de isolar possíveis interferências no processo judicial por parte de pessoas diretamente ligadas aos investigados. O processo contra Filipe Martins se soma às ações que tentam responsabilizar os envolvidos na articulação contra a democracia, especialmente após os episódios do dia 8 de janeiro de 2023.

A defesa de Filipe Martins ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão.

Foto Fellip S
Fonte Agência Brasil

Blog sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo