Política

Igreja Presbiteriana EUA perde 1 milhão de membros após adotar teologia progressista.

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A Igreja Presbiteriana (EUA)  divulgou relatório indicando a perda de 1 milhão de membros e de 133 congregações. Parte da queda é atribuída à aceitação da homossexualidade e casamento gay .

A perda significativa de membros pela Igreja Presbiteriana dos EUA (PCUSA) tem sido amplamente discutida nos últimos anos, especialmente em relação à adoção de uma teologia mais progressista. Essa denominação, uma das maiores igrejas presbiterianas no país, tem tomado posições liberais em temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a ordenação de líderes LGBTQ+, questões de justiça social e mudanças teológicas que, para muitos críticos, se afastam das doutrinas históricas do cristianismo.

De acordo com relatórios, a PCUSA perdeu cerca de 1 milhão de membros nas últimas duas décadas. Parte dessa diminuição pode ser atribuída a fatores gerais, como o declínio da religiosidade na sociedade americana. No entanto, muitos observadores sugerem que a teologia progressista da igreja também desempenhou um papel, alienando membros mais conservadores. Muitos desses membros migraram para outras denominações, como a Igreja Presbiteriana na América (PCA) ou igrejas não denominacionais com visões mais tradicionais.

Enquanto os defensores da abordagem progressista da PCUSA argumentam que ela reflete um compromisso com inclusão e justiça, os críticos apontam para um possível enfraquecimento da autoridade bíblica e da conexão com os fundamentos da fé cristã.

Esse fenômeno não é exclusivo da PCUSA; outras denominações protestantes principais nos EUA, como a Igreja Episcopal e a Igreja Evangélica Luterana, também têm experimentado declínios semelhantes.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo