ACEITEM QUE DÓI MENOS: PL da Paraíba não tem votos para eleger Governador e nem Senador.

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

As eleições de 2022 mostraram um retrato claro da força e das limitações do bolsonarismo na Paraíba. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve 702 mil votos no estado no primeiro turno, um número expressivo, mas insuficiente para impulsionar candidatos do Partido Liberal a cargos majoritários como governador ou senador.
O resultado eleitoral evidencia uma realidade incontestável: o bolsonarismo na Paraíba tem um teto de votos que não garante a eleição de nomes indicados diretamente por Bolsonaro para o governo estadual ou para o Senado. Em 2022, por exemplo, o candidato ao governo apoiado pelo ex-presidente, Nilvan Ferreira (PL), terminou apenas em terceiro lugar, sem sequer avançar ao segundo turno. Para o Senado, Bruno Roberto (PL), e o azarão Pastor Sérgio Queiroz na época (PRTB) outro nome da base bolsonarista, ficou longe de ameaçar os favoritos.
O que esses números revelam? Embora Bolsonaro mantenha uma base fiel no estado, ela não é grande o suficiente para transformar qualquer candidato indicado por ele em um vitorioso. Diferente de estados do Sul e Sudeste, onde a onda bolsonarista conseguiu eleger governadores e senadores, na Paraíba o cenário é mais desafiador.
O eleitorado paraibano tem demonstrado que, mesmo quando vota em Bolsonaro para presidente, não necessariamente acompanha suas escolhas para cargos locais. Isso reforça que o PL precisará de alianças amplas se quiser ter chances reais em eleições futuras para governador e senador.
Os números não mentem, e a matemática eleitoral é clara: sem ampliar sua base e dialogar além do núcleo bolsonarista, o PL da Paraíba continuará encontrando dificuldades para conquistar cargos majoritários. Para os que insistem em ignorar essa realidade, a mensagem é simples: aceitem que dói menos.
Blog Sem ARRUDEIO