Política

SE TIVESSE SACADO A ARMA PARA ASSALTAR, JÁ ESTARIA PERDOADA: Flávio Dino vota para condenar Carla Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão.

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, votou neste domingo (23) pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda de seu mandato parlamentar. A decisão está relacionada ao episódio de outubro de 2022, quando Zambelli perseguiu, armada, o jornalista Luan Araújo nas ruas de São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais.

Com o voto de Dino, o placar no STF atingiu 4 a 0 pela condenação, acompanhando os ministros Gilmar Mendes (relator do caso), Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. A pena proposta inclui ainda 80 dias-multa e a perda do mandato após o trânsito em julgado do processo. O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e está previsto para ser concluído até o dia 28 de março. Para que a condenação se confirme, ao menos seis dos onze ministros devem votar a favor.

Em seu voto, Flávio Dino destacou a gravidade da conduta de Zambelli:

“É uma contradição insanável que um representante político ameace gravemente um representado, como se estivesse acima do cidadão ao ponto de sujeitá-lo com uma arma de fogo.”

A frase “Se tivesse sacado uma arma para assaltar, já estaria perdoada” circula nas redes sociais como crítica à decisão, mas não há registros de que tenha sido dita por Dino ou qualquer outro ministro. A expressão reflete a insatisfação de alguns usuários sobre a severidade da pena em comparação a outros crimes.

O julgamento segue e deve contar com votos importantes nos próximos dias, definindo o futuro político de Carla Zambelli.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo