Política
A CANETA PESOU — Moraes Vota Para Condenar Líder de Acampamento a 14 anos de Prisão e Multa Milionária

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

De acordo com o voto, Moraes considerou que há provas robustas contra Ventura, obtidas principalmente por meio da apreensão de seu celular, de onde foram extraídos áudios e mensagens trocadas em grupos de WhatsApp. O conteúdo revela que o réu organizava a infraestrutura do acampamento, arrecadava recursos financeiros e coordenava ações entre os participantes que participaram da invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes.
Além da pena de prisão, Moraes votou para que Diego Dias Ventura seja condenado a pagar R$ 30 milhões pelos danos causados, valor que será dividido com os demais condenados.
> “O réu Diego Dias Ventura, após regular investigação, teve seu aparelho celular apreendido, sendo possível extrair conteúdos de mensagens e áudios compartilhados em diversos grupos de WhatsApp nos quais atuava na coordenação da logística do acampamento instalado em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, promovia arrecadação de recursos financeiros e articulava ações entre os participantes”, destacou Moraes em seu voto.
A defesa do acusado, em suas alegações finais apresentadas em fevereiro de 2024, afirmou que ele apenas participou de uma “manifestação pacífica” e negou qualquer envolvimento com atos de violência ou depredação. Sustentou ainda que não há provas suficientes para caracterizar dolo.
Diego chegou a ser preso em julho de 2023, durante uma das fases da Operação Lesa Pátria, mas atualmente responde ao processo em liberdade. Ele é apontado como um dos chefes da invasão ao STF naquele 8 de janeiro.
O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e ainda aguarda os votos dos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.
Fonte : STF- R7
Blog Sem ARRUDEIO