Política

VÍDEO – “Negócio é Lacrar e Ferrar o Capitão”: Bolsonaro Segura Malta ao Atacar Moraes na Paulista

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

São Paulo, 29 de junho de 2025 – Em um dos momentos mais emblemáticos do ato ocorrido neste domingo (29) na Avenida Paulista, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi visto repreendendo, de forma silenciosa, o senador Magno Malta (PL‑ES), ao ser evidente a referência depreciativa de Malta ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Durante o discurso, Malta afirmou:

> “A gente fala de Alexandre cabeça… não vou nem falar porque uma cartela de ovo está custando 30 reais.” 


Nesse instante, Bolsonaro tocou o braço esquerdo do senador, gesto interpretado como um sinal para que ele moderasse seu discurso e evitasse agredir ainda mais o ministro-relator da ação penal contra ele, que envolve acusação de tentativa de golpe de Estado. 

Contexto político

O incidente ocorreu no mesmo contexto em que Bolsonaro enfrenta diversas ações judiciais, incluindo o inquérito conduzido por Moraes, no STF. O ex-presidente, inelegível por condenações na Justiça Eleitoral, precisou dar uma demonstração de controle interno durante o ato — que mobilizou apoiadores em torno das bandeiras de “Justiça, já” e críticas ao Supremo.

Bolsonaro já havia tratado Moraes de “ditador” em comícios anteriores, tática já famosa nos eventos de setembro de 2024, quando convocou seguidores a pedir impeachments e a “frear” a atuação do ministro. 

Interpretação do gesto

Para analistas políticos, o toque no braço pode ser entendido tanto como um sinal de controle — para não prejudicar o próprio Bolsonaro com falas extremas — quanto como estratégia para reforçar a unidade do grupo em torno de um discurso ofensivo contra o STF, sem ultrapassar limites que possam impactar judicialmente o ex-presidente.



Fonte: Revista VEJA

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. You could certainly see your skills within the paintings you write. The sector hopes for more passionate writers such as you who are not afraid to say how they believe. Always go after your heart. “History is the version of past events that people have decided to agree upon.” by Napoleon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo