Política

Ratinho Júnior Aposta em Escolas Cívico-Militares Como Bandeira Presidencial e Celebra Resultados no Intercâmbio Internacional

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O governador do Paraná e pré-candidato à Presidência da República, Ratinho Júnior (PSD), tem destacado os resultados positivos do modelo de escolas cívico-militares como uma de suas principais bandeiras eleitorais. O programa, implantado no estado em 2020, tem sido mantido mesmo após a sua descontinuidade em âmbito federal pelo governo Lula. Atualmente, o Paraná conta com 312 escolas cívico-militares, reunindo cerca de 190 mil alunos matriculados.

Um dos pontos de maior repercussão foi o desempenho dos estudantes dessas unidades no programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, que leva alunos da rede pública para países de língua inglesa. Dos 2.000 alunos paranaenses selecionados para a edição de 2026, que terá destinos como Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, 417 estudantes (20,6%) são oriundos de colégios cívico-militares.

Expansão e resultados no Paraná

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o modelo tem mostrado avanços em indicadores de desempenho e disciplina escolar. Entre 2021 e 2023, 64% das escolas cívico-militares do estado registraram melhora nas notas do ensino médio. Além disso, há uma fila de espera com quase 10 mil estudantes interessados em ingressar nessas unidades.

“O Paraná fez a escolha de investir em qualidade de ensino e disciplina. Esse modelo se mostrou eficiente e será defendido como um caminho para todo o Brasil”, afirmou Ratinho Júnior em recente discurso.

O programa Ganhando o Mundo

Criado em 2022, o Ganhando o Mundo oferece aos estudantes da rede estadual passagens aéreas, hospedagem, seguro-saúde e bolsa-auxílio durante a permanência no exterior. Até agora, já beneficiou mais de 2.500 alunos, professores e gestores, com investimentos que superam R$ 500 milhões.

A próxima edição terá 2.000 vagas, sendo uma das maiores já realizadas, e reforça o objetivo do governo paranaense de internacionalizar a educação pública.

Impacto político

Com a proximidade da disputa presidencial, Ratinho Júnior aposta na combinação entre o modelo cívico-militar e o programa de intercâmbio como vitrine de sua gestão. Para o governador, os resultados demonstram que é possível transformar a educação pública com planejamento e continuidade.

A iniciativa, no entanto, também enfrenta críticas de setores da educação, que questionam a equidade do modelo e a real eficácia na melhoria do aprendizado. Mesmo assim, o tema vem ganhando espaço no debate nacional e deve se consolidar como uma das principais bandeiras da campanha de Ratinho Júnior.

Fonte | Folha

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo