CONCORDA OU DISCORDA: Pastor deve atacar ministro do STF? Alerta de André Mendonça revela choque entre fé e Justiça

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

Uma nota publicada pela colunista Bela Megale, em O Globo (15/08), revelou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça teria procurado colegas da Corte e também o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para alertar sobre possíveis repercussões da inclusão do pastor Silas Malafaia em inquérito da Polícia Federal.
Segundo a publicação, Mendonça manifestou preocupação de que a medida pudesse “esquentar o clima” e mobilizar a massa de evangélicos contra o Supremo, sugerindo que era preciso “pacificar os ânimos”. O inquérito em questão envolve ainda o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o ex-apresentador da Jovem Pan Paulo Figueiredo.
A atitude do ministro provocou questionamentos sobre os limites de sua atuação. O Diário do Centro do Mundo destacou o episódio como um sinal de que Mendonça estaria atuando mais como representante de interesses religiosos do que como magistrado, levantando dúvidas sobre a independência da Corte diante de pressões políticas e religiosas.
Especialistas lembram que, embora ministros do STF possam dialogar entre si sobre casos em andamento, o Código de Ética da Magistratura proíbe manifestações que indiquem parcialidade ou tenham caráter político. Além disso, análises da Gazeta do Povo mostram que a prática de “recados via imprensa” se tornou comum no Supremo, mas é vista como eticamente problemática, já que compromete a imparcialidade e o decoro da função.
O episódio reacende o debate sobre a influência da extrema direita religiosa no Judiciário e sobre até que ponto ministros do STF podem — ou devem — se posicionar publicamente em defesa de líderes investigados.
Fontes:
O Globo – Coluna de Bela Megale, 15/08/2025.
Diário do Centro do Mundo, 16/08/2025.
Gazeta do Povo, 07/03/2024.
Blog Sem ARRUDEIO
Esse pastorlítico” imparcial,tem que ir junto com o ex presidente para a papuda. Ele nunca foi pastor e sim capacho explorador do dinheiro dos fiéis menos cultos? Tem que ser preso. Parabéns,Ministro.
Esse pastor de meia tigela só sabe sugar os fiéis das igrejas que ele congrega!
Acredito que vcs falarão sobre Barroso dizer: “Nós vencemos o Bolsonarismo”. E, também sobre ele pedir para Deputados serem contra o voto impresso.