Política

Câncer, Aids, Parkinson e esclerose múltiplas: veja a lista de doenças que perdem direito a isenção de IR.

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O governo brasileiro propôs mudanças na isenção do Imposto de Renda (IR) para portadores de doenças graves, como câncer, Aids, Parkinson e esclerose múltipla. A partir de 2026, se aprovadas pelo Congresso, essas condições médicas não garantirão mais isenção automática. Pacientes com rendimentos superiores a R$ 20 mil mensais perderão o benefício, que será limitado a pessoas com menores rendas. Outras doenças graves, como cardiopatias, cegueira, hanseníase e nefropatias graves, também serão afetadas por essa mudança.

O objetivo declarado do governo é ajustar as regras fiscais para priorizar contribuintes com menor capacidade financeira, embora a medida tenha gerado críticas por impactar pacientes que enfrentam altos custos de tratamentos médicos.

Pobre não desconta IR, a isenção de até 5 mil é um plano eleitoreiro para conquistar a classe média baixa que ganha de 2,5 a 5 mil e o golpe veio retirando a intenções,  mas eles gostam de se iludir.

Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo