Política
Avaliação do Governo Lula Despenca na Câmara: 46% dos Deputados Consideram Gestão Negativa, Segundo Quaest

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A avaliação positiva também atingiu seu ponto mais baixo: apenas 27% dos deputados veem o governo de forma favorável. Outros 24% consideram a gestão “regular” e 3% não souberam ou preferiram não responder. A margem de erro da pesquisa é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
A comparação com dados anteriores mostra uma tendência de desgaste. Em agosto de 2023, a rejeição ao governo era de 33%, crescendo 13 pontos percentuais até agora. Já a aprovação, que era de 35%, caiu para 32% em 2024 e chegou a 27% na pesquisa atual — uma queda de 8 pontos percentuais em dois anos.
O grupo de deputados independentes foi o que mais contribuiu para a piora no cenário. Entre eles, a avaliação negativa da gestão Lula saltou de 20% para 44%, enquanto a positiva caiu de 18% para apenas 8%. A percepção “regular” também encolheu, indo de 59% para 44%.
A relação do governo federal com o Congresso também piorou. Para 51% dos parlamentares, a interlocução é negativa — aumento de 10 pontos em relação a 2023, quando esse número era de 41%. Outros 30% classificam a relação como regular (eram 32%), e apenas 18% a consideram positiva (queda em relação aos 24% do ano passado). Um por cento não respondeu.
Sobre as eleições de 2026, a maioria dos deputados (68%) acredita que o presidente Lula tentará a reeleição. Já 21% acham que ele não será candidato, enquanto 11% não souberam ou preferiram não opinar.
Apesar da expectativa de candidatura, apenas 35% dos parlamentares veem Lula ou um nome apoiado por seu governo como favorito à sucessão presidencial. Em contrapartida, metade dos deputados (50%) aposta na vitória de um candidato da oposição. Os indecisos ou que não responderam somam 15%.
Com informações do G1 | Press/Estadão Conteúdo.
Blog Sem ARRUDEIO