Política

ESTÁ CAINDO TUDO :
Avaliação Negativa de Lula Cai Pela Primeira Vez Desde 2023, Aponta Pesquisa AtlasIntel.

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou pela primeira vez desde novembro de 2023, conforme revela a mais recente pesquisa AtlasIntel, realizada em parceria com a Bloomberg e divulgada em 1º de abril. O levantamento aponta que 49,6% dos entrevistados classificam a gestão como ruim ou péssima, uma queda em relação aos 50,8% registrados em fevereiro.

Apesar da redução na percepção negativa, a aprovação pessoal de Lula também apresentou uma leve queda, passando de 45,7% para 44,9%. Por outro lado, a desaprovação subiu de 53% para 53,6%, variações que estão dentro da margem de erro. Atualmente, 37,4% da população avalia o governo como ótimo ou bom, enquanto 12,5% o consideram regular.

A pesquisa, realizada entre os dias 20 e 24 de março com 4.659 brasileiros, também destaca as principais críticas ao governo, que envolvem temas como responsabilidade fiscal, controle de gastos, indústria, energia e impostos.

Cenários eleitorais indicam disputa acirrada

O levantamento também analisou possíveis cenários eleitorais para a próxima disputa presidencial. Se as eleições ocorressem hoje com os mesmos candidatos de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, venceria Lula por 45,6% a 40,6%.

Em um cenário com múltiplos candidatos, Lula lideraria com 41,7%, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 33,9%. Outros nomes, como Pablo Marçal (PRTB), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB), aparecem com percentuais menores.

No segundo turno, as projeções indicam disputas acirradas. Lula teria empates técnicos contra Bolsonaro (48% a 46%) e Tarcísio (47% a 46%). Contra outros nomes, como Pablo Marçal, Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e Romeu Zema, Lula venceria com margens superiores a 10 pontos percentuais.

O levantamento reforça a polarização na política brasileira e o desafio do governo Lula em ampliar sua base de apoio, especialmente diante das críticas à condução da economia e das questões fiscais.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo