Política

“MORAES APERTA O CERCO: Bolsonaro e Núcleo Acusado de Golpismo Têm Cinco Dias Para se Defender no STF.”

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O cerco se fecha. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo irredutível de cinco dias para que Jair Bolsonaro e os outros sete integrantes do chamado “núcleo duro” da trama golpista apresentem suas defesas. A decisão inaugura oficialmente a ação penal contra os acusados de tentar destruir, com violência e estratégia militar, o Estado Democrático de Direito.

Essa é a primeira canetada de Moraes após a Primeira Turma do STF aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que transforma Bolsonaro, o general Braga Netto e demais envolvidos em réus formais por crimes gravíssimos, incluindo golpe de Estado e organização criminosa armada.

Agora, os acusados terão a chance de apresentar suas versões e indicar provas — se é que têm alguma — além de listar testemunhas, que só poderão depor por videoconferência. Mas Moraes já deixou claro que não aceitará “testemunhas de enfeite”: elogios vazios e depoimentos abonatórios deverão ser encaminhados por escrito, sem direito a cena pública.

A Justiça quer substância, não teatro.

No despacho, Moraes confirmou que todos os réus — inclusive Bolsonaro — deverão ser interrogados ao final da instrução. A data ainda será marcada, mas o processo já começou a correr. E rápido.

A abertura da ação penal marca a fase de instrução, onde a máscara de narrativa política cede lugar ao peso das provas e ao rigor da lei. Em jogo, crimes com penas que somam mais de 30 anos de prisão — tempo suficiente para enterrar a carreira de qualquer político, por mais blindado que pareça.

Não há mais espaço para manobras. O STF iniciou o julgamento de um dos episódios mais graves da história republicana recente. E Alexandre de Moraes parece disposto a levar esse processo até as últimas consequências.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo