Política

PRÊMIO NOBEL DA PAZ? Hamas Aprova Principais Pontos do Plano Trump para Trégua em Gaza

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O grupo terrorista Hamas anunciou, nesta sexta-feira (04), que aceitou uma proposta de cessar-fogo de 60 dias com Israel. A proposta, mediada pelos Estados Unidos com apoio do Catar e do Egito, ainda não tem data marcada para entrar em vigor, e os detalhes do acordo permanecem sob sigilo.

Segundo informações da agência Reuters, um dos líderes do Hamas declarou que a resposta enviada aos países mediadores foi “positiva”, e o grupo estaria pronto para entrar na fase final de negociações para a implementação da trégua. A declaração é vista como um avanço nas tentativas de reduzir a tensão na Faixa de Gaza, palco de constantes confrontos entre israelenses e palestinos desde outubro de 2023.

Na última terça-feira (1º), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Israel concordou “com as condições necessárias para finalizar” o cessar-fogo, sinalizando que os dois lados estariam abertos ao diálogo.

A expectativa da diplomacia internacional é que esse período de dois meses de trégua sirva como ponte para negociações mais profundas, com o objetivo de alcançar um acordo de paz duradouro. No entanto, analistas alertam que a situação ainda é frágil e dependente da boa vontade mútua para cessar as hostilidades.

O anúncio gerou repercussão internacional e renovou as esperanças de uma pausa no sofrimento da população civil, especialmente na região de Gaza, duramente atingida pelo conflito.


Confira na JP News  Agência Reuters

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo