FRANÇA APROVA LEI CONTRA ANTISSEMITISMO NAS UNIVERSIDADES: “Passo Importante Para Proteger Alunos Judeus”, Diz Congresso Judaico Europeu

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

Na última quarta-feira (2), o Parlamento francês aprovou um projeto de lei que estabelece novas diretrizes para o combate ao antissemitismo no ensino superior. A proposta foi aprovada por ampla maioria, com 366 votos favoráveis e 88 contrários.
A nova legislação obriga as universidades francesas a oferecerem formação voltada à prevenção do antissemitismo, do racismo, da discriminação, da violência e do discurso de ódio. O objetivo é criar um ambiente universitário mais seguro, inclusivo e respeitoso diante do crescimento de episódios discriminatórios nos campi.
O texto também determina a criação de escritórios institucionais de “igualdade e diversidade”, com cargos específicos voltados à identificação e prevenção de incidentes antissemitas e racistas. Além disso, as universidades deverão agir com rigor para garantir a retirada imediata de cartazes e materiais considerados discriminatórios.
“Esse é um passo importante para a proteção dos alunos judeus em relação à crescente hostilidade e ostracismo, principalmente depois do 7 de Outubro”, destacou o Congresso Judaico Europeu, referindo-se aos desdobramentos do conflito entre Israel e o Hamas que aumentaram tensões nas comunidades judaicas na Europa.
O aumento dos casos de antissemitismo tem gerado preocupação global. Dados e denúncias apontam que episódios de ódio contra judeus voltaram a crescer de forma significativa em diversos países, inclusive na Europa Ocidental. Por isso, medidas como a adotada pela França são vistas como cada vez mais urgentes por organizações de direitos humanos e lideranças comunitárias.
A iniciativa legislativa francesa pode servir de exemplo para outras nações que enfrentam desafios semelhantes em seus ambientes acadêmicos.
Fonte: European Jewish Congress
Blog Sem ARRUDEIO