Política

GRITO DE ALERTA: Bolsonaro Acusa “Sistema” de Perseguição e Afirma: “Depois, vão atrás de você”

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, afirmou nesta segunda-feira (14), em publicação na rede social X (antigo Twitter), que está sendo alvo de uma perseguição sistemática. Segundo ele, o objetivo final seria atingir o cidadão comum.

> “O sistema nunca quis apenas me tirar do caminho. A verdade é mais dura: querem me destruir por completo — eliminar fisicamente, como já tentaram — para que possam, enfim, alcançar você. O cidadão comum. A sua liberdade. A sua fé. A sua família. A sua forma de pensar. Sem que reste qualquer possibilidade de reação”, escreveu o ex-presidente.



A declaração ocorre no mesmo dia em que termina o prazo da Procuradoria-Geral da República (PGR) para apresentar as alegações finais no processo que investiga a articulação golpista de 2022. Bolsonaro e outros 30 réus são acusados de integrar uma trama que visava impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após a derrota de Bolsonaro nas eleições.

Sem mencionar diretamente o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, nem o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Bolsonaro sugeriu que está sendo silenciado por meio de mecanismos do Estado.

> “Querem silenciar quem se opõe. E se não podem calar com censura, tentam com ameaças, inquéritos, prisão ou até com a morte. Não se enganem: se hoje fazem isso comigo, amanhã será com você”, declarou.



Nos bastidores, aliados veem na narrativa adotada por Bolsonaro uma tentativa de converter sua situação jurídica em apelo popular. Parte dessa estratégia inclui o envolvimento internacional. Recentemente, o ex-presidente americano Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, em uma iniciativa interpretada por bolsonaristas como pressão política contra o avanço das investigações no Brasil.

A defesa de Bolsonaro ainda aposta na politização do processo como instrumento de mobilização, mesmo diante das evidências levantadas pela Polícia Federal que sustentam a acusação de tentativa de subversão da ordem democrática.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo