Política
CORRENDO CONTRA O RELÓGIO: Lula Articula Frente com México Contra Guerra Comercial de Trump

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A movimentação do Palácio do Planalto ocorre após o ex-presidente norte-americano e atual pré-candidato republicano anunciar, no último dia 12, uma tarifa de 30% sobre produtos mexicanos, sob a justificativa de segurança na fronteira. Assim como fez com Lula, Trump também enviou uma carta informal à líder mexicana. Sheinbaum respondeu com firmeza, afirmando que o México não aceitará “subordinação”.
Enquanto Lula busca alianças regionais, Trump sinaliza avanços em negociações com outros blocos. Nesta quarta-feira, o ex-presidente americano afirmou que “alguns países com quem não estamos nos dando bem pagarão tarifa de 50%”. A declaração é vista por analistas como uma ameaça velada ao Brasil, o único país citado nesse contexto.
Em contrapartida, Trump disse estar “se dando bem” com a União Europeia e a China. A declaração coincide com uma reportagem do Financial Times, que aponta a iminência de um acordo entre os EUA e a UE para uma tarifa de 15% sobre produtos europeus — bem abaixo da ameaça inicial de 30%, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. Um modelo semelhante já teria sido aceito pelo Japão.
A estratégia de Trump revela um padrão: impor tarifas altíssimas como ponto de partida para forçar concessões comerciais de seus parceiros. A reação conjunta entre Brasil e México pode representar o embrião de uma frente latino-americana para frear essa tática de negociação.
Fonte : Estadão Conteúdo.
Blog Sem ARRUDEIO