Política

Importadoras americanas de suco brasileiro pedem alívio imediato de tarifa de 50%

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

As empresas norte-americanas Johanna Foods e Johanna Beverage Company, grandes importadoras de suco de laranja, recorreram à Justiça dos Estados Unidos para tentar barrar a tarifa de 50% imposta ao produto brasileiro. O pedido foi protocolado na terça-feira (23) no Tribunal de Comércio Internacional dos EUA, com um apelo por uma medida de alívio emergencial contra a decisão anunciada pelo ex-presidente Donald Trump.

As companhias pedem que o tribunal emita uma ordem de restrição temporária, uma medida cautelar ou até uma liminar permanente, com o objetivo de evitar a aplicação da tarifa, que tem previsão para entrar em vigor em 1º de agosto de 2025.

No documento, as empresas alegam que a nova tarifa causaria “danos irreparáveis significativos” tanto a elas quanto aos consumidores americanos. Elas sustentam que a medida comprometeria o fornecimento de suco de laranja e elevaria os custos de forma expressiva, impactando diretamente o mercado interno dos EUA.

> “A medida cautelar é essencial para prevenir danos irreparáveis significativos que os requerentes e os consumidores americanos sofrerão quando a Tarifa do Brasil entrar em vigor”, afirmaram.



O caso é mais um capítulo da tensão comercial entre Estados Unidos e Brasil no setor agrícola, especialmente no mercado de suco de laranja, em que o Brasil é líder global de produção e exportação.

A tarifa foi originalmente anunciada por Donald Trump como parte de uma política protecionista voltada à indústria local de cítricos, particularmente na Flórida.

Fonte: InfoMoney

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo