Política

STF 6 x 1: ZAMBELLI PERTO DE NOVA CONDENAÇÃO POR PERSEGUIÇÃO ARMADA EM 2022

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

Com apenas um voto favorável, a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) caminha para acumular mais uma condenação no Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente detida na Itália e aguardando processo de extradição, a parlamentar já cumpre pena de 10 anos de prisão pelo caso da invasão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O novo julgamento envolve a perseguição armada a um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, na véspera do segundo turno das eleições de 2022, em São Paulo. O episódio ganhou ampla repercussão à época, após imagens mostrarem Zambelli correndo armada atrás do eleitor.

A ação, relatada pelo ministro Gilmar Mendes, analisa crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Até o momento, o placar do julgamento é de 6 a 1 pela condenação. Votaram pela punição da parlamentar os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e o próprio relator, Gilmar Mendes.

O único voto divergente foi do ministro Nunes Marques, que optou pela absolvição parcial. Para ele, Zambelli teria agido em uma tentativa de “prisão em flagrante”, embora com “excesso na execução”.

Caso se confirme a condenação, Carla Zambelli enfrentará um novo revés em sua trajetória política e jurídica, ampliando ainda mais o seu histórico de processos e punições na mais alta Corte do país.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo