PARAÍBA DISPARA NO RANKING E AGRADA DIREITA E ESQUERDA: João Azevêdo Coloca o Estado Como Referência Nacional e Líder no Nordeste

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A Paraíba foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como o Estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No cenário nacional, o estado subiu uma posição em relação ao ano anterior e agora ocupa o 11º lugar entre os 27 entes federativos.
O desempenho paraibano foi impulsionado, sobretudo, pelos pilares Inovação e Potencial de Mercado. Em inovação, a Paraíba conquistou o título de 1º lugar no Nordeste e 2º no Brasil, reflexo de investimentos em pesquisa, bolsas de estudo, incentivo a startups e projetos estratégicos como o radiotelescópio Bingo, localizado no município de Aguiar.
Já no pilar de Potencial de Mercado, o estado avançou nove posições, alcançando a 7ª colocação nacional. O resultado reflete o crescimento econômico, a expansão do mercado interno e o aumento da força de trabalho disponível, consolidando a Paraíba como um polo emergente de oportunidades no país.
O Top 5 nacional permanece inalterado desde 2023, liderado por São Paulo, seguido de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
O estudo avalia todos os estados e o DF com base em dez eixos de competitividade, entre eles educação, infraestrutura, solidez fiscal, sustentabilidade social, segurança pública, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, inovação e potencial de mercado.
Reconhecido como uma das principais ferramentas de diagnóstico da gestão pública no Brasil, o Ranking do CLP evidencia a consolidação da Paraíba como referência regional e mostra avanços importantes no fortalecimento de sua economia e capacidade de inovação.
Blog Sem ARRUDEIO