Política

“OU ROMPE COM LULA OU ESQUECE A FEDERAÇÃO: AGUINALDO RIBEIRO NA ENCRUZILHADA”

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A federação formada pelo Progressistas (PP) e pelo União Brasil (UB) decidiu romper oficialmente com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi articulada nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira (PP), aliado de Jair Bolsonaro, e pelo outro aliado do capitão, Antonio Rueda, presidente do União Brasil.

Na Paraíba, a mudança abre um novo capítulo na disputa política. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do partido no estado, aparece agora em vantagem sobre o senador Efraim Morais (União Brasil) para assumir o comando da federação em solo paraibano.

O impasse, porém, não é simples. Como o rompimento com o governo Lula já é uma realidade em nível nacional, para Aguinaldo consolidar sua liderança dentro da federação precisará se afastar da esquerda e declarar apoio ao campo da direita em 2026. Caso contrário, o espaço pode ser ocupado por Efraim Morais, que já se movimenta nos bastidores para fortalecer seu protagonismo.

A análise feita pelo Blog Sem Arrudeio é de que o movimento do clã Ribeiro tende a seguir um caminho de realinhamento político. Assim que o vice-governador Lucas Ribeiro assumir o comando do Estado, a expectativa é de que os Ribeiro rompam de vez com Lula e passem a apoiar o candidato da direita — seja ele o nome indicado por Bolsonaro ou uma alternativa que surja no tabuleiro nacional.

O xadrez político paraibano, portanto, entra em nova fase: com PP e União Brasil fora da base de Lula, a disputa interna pela federação no estado será um dos fatores decisivos para definir os rumos da sucessão presidencial de 2026 na Paraíba.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo