VÍDEO – LADO DOENTE DE PARTE DA DIREITA QUER SEPARAR O BRASIL: Deputado do PL de São Paulo Propõe Divisão Entre “Norte” e “Sul”

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️
O blog Sem Arrudeio, que segue uma linha editorial de centro-direita conservadora e declara apoio ao capitão Bolsonaro, não é conivente com esse tipo de discurso.
O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) voltou a chamar atenção ao defender a separação do Brasil em dois países: o “Brasil do Norte”, formado pelas regiões Norte e Nordeste, e o “Brasil do Sul”, composto por Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A declaração foi feita em 18 de setembro de 2025, durante participação no podcast Redcast.
Segundo Bilynskyj, a fragmentação da federação permitiria “mais chances de manter a democracia”, já que, em sua visão, países menores estariam menos sujeitos ao autoritarismo. Ele também associou a proposta à divisão política do eleitorado, afirmando que o Norte e o Nordeste tenderiam a apoiar Lula, enquanto o Sul, Sudeste e Centro-Oeste votariam em Bolsonaro (Agora Sudoeste).
Contradições e manipulação política
Apesar do discurso, os números mostram outra realidade. Nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro venceu no Norte do país com 51,03% dos votos, contra 48,97% de Lula, o que desmonta a narrativa de que a região seria fiel apenas ao petismo (Folhamax). A proposta, portanto, surge muito mais como uma tentativa de reforçar divisões políticas e eleitorais do que como uma análise consistente da realidade brasileira.
A declaração de Bilynskyj descrita como um reflexo do lado mais radical e doentio de setores da direita brasileira, que preferem fomentar divisões territoriais a buscar soluções concretas para os problemas nacionais. Para analistas, a proposta não passa de um discurso inflamado, sem viabilidade jurídica e perigoso para a unidade nacional
Fontes:
Agora Sudoeste
Folhamax
Porto Ferreira
UOL
Blog Sem ARRUDEIO