Política

Efeito do tarifaço: Brasil amplia exportação para China e Argentina

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A elevação na tarifa sobre produtos brasileiros importados para os Estados Unidos levou a um incremento nas exportações para China e Argentina. É o que mostra um levantamento do Ministério da Fazenda divulgado nesta quinta-feira (15/11).

O ministério apurou dados desde agosto, quando a tarifa passou para 50%, até outubro. Até então, a tarifa geral para os produtos brasileiros era de 10%.

Ao mesmo tempo que o envio de produtos nacionais para China e Argentina aumentou, houve queda nas exportações para os norte-americanos.

Foram comparados os dados de agosto de 2024 a outubro daquele ano com os do mesmo período de 2025. No intervalo, as exportações brasileiras de petróleo bruto para os EUA tiveram redução de 30,3% ou US$ 404 milhões em números absolutos.

A redução no envio de produtos nacionais para os americanos também foi expressiva em outros itens: carne bovina congelada (60,5%), celulose de eucalipto (33%), ferro bruto (27,8%). Já o açúcar de cana refinado praticamente deixou de ser enviado com uma retração de 91,6%.

Houve expansão das exportações brasileiras de produtos diversos para China (25,7%) e Argentina (22%). Em números absolutos, o ganho foi de US$ 6,5 bilhões.

Fonte | TOTAL

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo