FLÁVIO DINO É ELEITO PRESIDENTE DA PRIMEIRA TURMA DO STF E ASSUMIRÁ JULGAMENTOS DA “TRAMA GOLPISTA”

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O ministro Flávio Dino foi eleito, nesta terça-feira (23), presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele sucede o ministro Cristiano Zanin e comandará o colegiado por um período de um ano, conforme o sistema de rodízio adotado pela Corte. A posse está marcada para 1º de outubro de 2025.
A escolha seguiu a tradição de rodízio e antiguidade, sendo mais uma eleição simbólica que formaliza a ordem de sucessão interna. Dino, que ingressou no STF em fevereiro de 2024, exercerá a presidência da Turma pela primeira vez.
A Primeira Turma é responsável pelo julgamento de processos criminais envolvendo autoridades com foro privilegiado, além de recursos e habeas corpus de grande repercussão. Sob a presidência de Flávio Dino, o colegiado deverá conduzir parte dos julgamentos relacionados à chamada “trama golpista”, que apura a tentativa de ruptura institucional ocorrida em janeiro de 2023.
Com a eleição, Flávio Dino passa a exercer um papel estratégico dentro do STF, liderando um dos colegiados mais relevantes da Corte, ao mesmo tempo em que reforça sua atuação no enfrentamento às ações antidemocráticas.
Blog Sem ARRUDEIO