BOA, LULA! PRIORIDADES? Governo vai gastar R$ 4 milhões com “Lulaflix”, streaming gratuito de filmes nacionais.

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O governo federal anunciou o lançamento da plataforma de streaming gratuita “Tela Brasil”, prevista para o segundo semestre de 2025. O projeto, que ganhou o apelido de “Lulaflix” nas redes sociais, será desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O custo inicial da iniciativa é de R$ 4,2 milhões e tem como objetivo disponibilizar gratuitamente centenas de filmes brasileiros.
Um presente para o cinema nacional ou gasto desnecessário?
O catálogo inicial da plataforma contará com 447 obras audiovisuais, entre curtas, médias e longas-metragens, priorizando temas como diversidade, raça e acessibilidade. Segundo o governo, a proposta é utilizar conteúdos já adquiridos em editais anteriores e também investir na compra de novas produções.
A iniciativa surge em meio a discussões sobre a regulamentação de grandes serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video. O governo quer exigir que essas plataformas incluam um percentual mínimo de produções nacionais em seus catálogos. Enquanto isso, a “Tela Brasil” funcionaria como um espaço exclusivo para valorizar o audiovisual brasileiro.
Críticas e polêmicas
Apesar da proposta de democratizar o acesso ao cinema nacional, a iniciativa não escapou de críticas. Com o país
Blog Sem ARRUDEIO.