Política

STF FORMA MAIORIA PARA CONDENAR BOLSONARO E ALIADOS POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (10) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo crime de organização criminosa. O julgamento, que envolve a cúpula da chamada trama golpista, pode resultar em penas duras para o ex-mandatário e seus principais auxiliares.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia, consolidando três votos pela condenação. Resta apenas a manifestação do presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, que deverá concluir a votação.

Após a definição do placar, o Supremo passará à fase de dosimetria — quando será calculada a pena de cada acusado, levando em conta o nível de envolvimento de cada um nos crimes.

Além de Bolsonaro, a maioria dos ministros também votou pela condenação de outros sete integrantes do núcleo central do esquema:

Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;

Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;

Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;

Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022.


Entre os réus, Mauro Cid é o único a contar com um acordo de delação premiada. Segundo sinalização do ministro Flávio Dino, todos os benefícios previstos deverão ser mantidos, já que a colaboração foi considerada eficaz para o avanço das investigações.

Com a maioria já formada, o julgamento entra em sua reta final e deve consolidar uma das decisões mais relevantes do STF no contexto da responsabilização de autoridades envolvidas nos atos golpistas de 2022 e 2023.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo