Política

JOÃO CAMPOS TENTA SE BLINDAR APÓS VOTOS DO PSB A FAVOR DA PEC DA BLINDAGEM, INCLUINDO O DO IRMÃO PEDRO

🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, foi às redes sociais neste fim de semana para tentar conter as repercussões negativas causadas pela postura da bancada federal do partido na votação da PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados. Entre os votos favoráveis esteve o do deputado Pedro Campos (PSB-PE), irmão do prefeito.

A proposta, que condiciona investigações criminais contra parlamentares à autorização prévia das Casas Legislativas, gerou forte rejeição de setores da sociedade civil, do Judiciário e da opinião pública, que enxergam na medida um retrocesso e uma forma de garantir impunidade a políticos.

Diante da pressão, João Campos afirmou que não orientou a bancada do PSB a apoiar a PEC e reforçou ser contrário à iniciativa. “Essa proposta é um equívoco, não faz bem à democracia nem ao Brasil. Não tenho compromisso em proteger presidentes de partidos ou parlamentares. Ao contrário, sou contra qualquer blindagem”, disse o prefeito em nota divulgada em suas redes.

Pedro Campos, por sua vez, recuou publicamente. O deputado reconheceu o erro e afirmou que votou mal: “Tenho a humildade de reconhecer que não escolhemos o melhor caminho”. Ele ainda anunciou que buscará recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade da medida.

A reação dos dois irmãos, contudo, não foi suficiente para conter as críticas. O voto favorável da bancada do PSB à PEC — em contradição com a posição manifestada agora por João Campos — expôs divisões internas no partido e levantou questionamentos sobre a liderança do prefeito à frente da sigla.

Especialistas avaliam que a tentativa de João Campos de se descolar da votação reflete não apenas uma estratégia de autopreservação política, mas também o receio de desgaste em Pernambuco, onde seu capital eleitoral é construído sobre a imagem de renovação e compromisso com a ética pública.

A PEC da Blindagem ainda precisa passar pelo Senado, onde a expectativa é de maior resistência. João Campos prometeu trabalhar para que a proposta seja rejeitada.

Blog Sem ARRUDEIO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo