COMISSÕES DO SENADO: Veja como fica a divisão após eleição de Davi Alcolumbre.
![](https://semarrudeio.com/wp-content/uploads/2025/02/FB_IMG_1738431022602-780x470.jpg)
🅱️LOG SEM 🅰️RRUDEI🅾️
![](https://semarrudeio.com/wp-content/uploads/2025/02/fb_img_17384310226029066890176355848366-1024x576.jpg)
Após a eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, os partidos já começaram a definir o comando das principais comissões da Casa. Com um papel estratégico na tramitação de projetos, essas comissões são responsáveis por debater e votar propostas antes de serem levadas ao plenário.
A distribuição das presidências segue um acordo entre as bancadas, garantindo espaço para as principais forças políticas do Senado. Veja como ficou a divisão:
PL com Segurança e Infraestrutura
O Partido Liberal (PL), que tem uma das maiores bancadas da Casa, ficará com a Comissão de Segurança Pública, um dos temas mais debatidos nos últimos anos. Além disso, o partido comandará a Comissão de Infraestrutura, que trata de obras e investimentos no país. O PL também garantiu a vice-presidência do Senado, fortalecendo sua posição estratégica.
PT assume Educação e Meio Ambiente
O Partido dos Trabalhadores (PT) comandará duas comissões de grande impacto social e ambiental. A Comissão de Educação será presidida pelo partido, responsável por debater políticas para escolas e universidades. Já a Comissão de Meio Ambiente ficará sob o comando petista em um momento de atenção global para questões ambientais. O PT também ocupará a 2ª Vice-Presidência do Senado.
PSD lidera a CCJ e Relações Exteriores
O PSD garantiu o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante do Senado, pois analisa a constitucionalidade de todos os projetos antes da votação. Além disso, o partido presidirá a Comissão de Relações Exteriores, que trata de acordos internacionais e diplomacia brasileira.
Outras comissões ainda em negociação
A composição das demais comissões ainda está em negociação entre os partidos e deve ser definida nos próximos dias. A expectativa é que legendas como União Brasil, MDB e PP também ocupem espaços de destaque.
Com as comissões definidas, o Senado inicia o ano legislativo com debates intensos em áreas cruciais para o país.
Blog Sem ARRUDEIO.